Começam as obras da torre residencial híbrida de Shigeru Ban na Bélgica

Shigeru Ban acaba de lançar seu mais recente projeto em Nieuw Zuid, na Antuérpia, Bélgica. Batizado de Ban, em homenagem ao seu criador, e projetado em colaboração com o Bureau Bouwtechniek, o complexo consiste em uma torre residencial de 25 pavimentos e um edifício lateral, criando um total de 295 unidades residenciais. Durante a cerimônia de inauguração, o arquiteto também abriu uma exposição de imagens destacando seu trabalho humanitário em áreas de conflito e desastre, próximo ao canteiro de obras.

Começam as obras da torre residencial híbrida de Shigeru Ban na Bélgica - Imagem 2 de 7Começam as obras da torre residencial híbrida de Shigeru Ban na Bélgica - Imagem 3 de 7Começam as obras da torre residencial híbrida de Shigeru Ban na Bélgica - Imagem 4 de 7Começam as obras da torre residencial híbrida de Shigeru Ban na Bélgica - Imagem 5 de 7Começam as obras da torre residencial híbrida de Shigeru Ban na Bélgica - Mais Imagens+ 2

Começam as obras da torre residencial híbrida de Shigeru Ban na Bélgica - Imagem 3 de 7
Cortesia de Shigeru Ban

Prevista para ser concluída até dezembro de 2025, a construção da torre já começou e a fase final de vendas está agora em andamento. Apresentando as “linhas de assinatura de Shigeru Ban nas fachadas de madeira”, o projeto é uma construção híbrida de madeira, concreto e aço que gera uma construção mais ecológica do que uma estrutura tradicional de concreto.

Começam as obras da torre residencial híbrida de Shigeru Ban na Bélgica - Imagem 4 de 7
Cortesia de Shigeru Ban

Inspirado no jardim do pátio japonês, o imponente e sustentável projeto habitacional assume uma área natural e verde de nada menos que 6.000 m, projetado pelo arquiteto paisagista Bas Smets, vencedor do concurso de paisagismo para reabilitar os arredores de Notre-Dame de Paris. Shigeru Ban explica que "queria criar um lugar onde as pessoas pudessem relaxar. [...] Um ambiente verde é relaxante. No Japão, temos um termo para isso: shinrin-yoku. Relaxe mergulhando no verde".

Famoso por seu envolvimento humanitário, Shigeru Ban também lançou uma exposição destacando seu trabalho, aberta de 25 de novembro a 31 de janeiro, no espaço Triple Living em Nieuw Zuid, na Antuérpia. O Paper Partition System (PPS) do arquiteto, "uma estrutura resistente feita de papelão reciclável coberto com telas," usado no início deste ano para abrigos de emergência na Ucrânia e países vizinhos, a exposição mostra seu trabalho em áreas de desastre em todo o mundo.

Começam as obras da torre residencial híbrida de Shigeru Ban na Bélgica - Imagem 6 de 7
© Frederik Beyens
Começam as obras da torre residencial híbrida de Shigeru Ban na Bélgica - Imagem 5 de 7
© Frederik Beyens

Co-fundador da Rede de Arquitetos Voluntários, em 1995, uma organização não governamental que oferece soluções habitacionais temporárias rápidas e de baixo custo para vítimas, Shigeru Ban tem consciência de sua obrigação social como arquiteto, desde que descobriu que seus tubos de papelão poderiam servir a um propósito maior e desenvolveu abrigos de papel para ajudar as pessoas deslocadas pelo genocídio em Ruanda, em 1994. "O sistema PPS foi usado com sucesso anteriormente em esforços de alívio de desastres após o grande terremoto do Japão Oriental em 2011, o terremoto de Hokkaido em 2018 e a chuva torrencial no sul de Kyushu em 2020".

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Começam as obras da torre residencial híbrida de Shigeru Ban na Bélgica" [Construction Works Begin on Shigeru Ban's Hybrid Residential Tower in Belgium ] 07 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993154/comecam-as-obras-da-torre-residencial-hibrida-de-shigeru-ban-na-belgica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.